NT Memórias e lutas sociais no Vale do Submédio São Francisco
Os Núcleos Temáticos (NTs) são componentes curriculares obrigatórios nos projetos político-pedagógicos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com carga horária mínima de 120 e máxima de 240 horas semestrais. Conforme a Resolução nº 01/2014 da Câmara de Ensino, que estabelece suas normas de organização e funcionamento, assim como o Art. 39 do Estatuto da UNIVASF, esses componentes devem ser necessariamente multidisciplinares e articular, de maneira indissociável, ensino, pesquisa e extensão.
Com base nesse desenho político-pedagógico e visando ampliar a oferta de NTs em nossa instituição, a proposta do Núcleo Temático Memórias e lutas sociais no Vale do Submédio São Francisco foi submetida à análise da Câmara de Ensino da UNIVASF no final de 2019 e aprovada para início de atividades no primeiro semestre de 2020. Todavia, em face da pandemia de COVID-19 e da suspensão das aulas presenciais, só foi possível realizar a sua primeira oferta durante o semestre 2021-1 (ocorrido entre nov./2021 e abr./2022).
Com carga horária de 120 horas semestrais, esse NT tem como objetivo principal engajar docentes e discentes de diferentes colegiados e cursos na tarefa teórico-política de construir um memorial das lutas sociais do Vale do Submédio São Francisco por meio da produção de entrevistas com as pessoas diretamente ligadas a essas lutas, mas também de análises que tomem seus acontecimentos como base. A cada oferta a composição docente varia conforme as disponibilidades das/os nossas/os parceiras/os, mas sem perder o traçado interdisciplinar da proposta, que alia recursos teórico-metodológicos de diversas áreas: Antropologia, Sociologia, Economia, História Econômica, Demografia, Artes Visuais e Educação, dentre outras.
Preocupadas/os com as sobrecodificações e com a indignidade de falar em nome dos outros, nossa tarefa à frente deste NT não se resume a formar um acervo de saberes, mas a fazê-los circularem pelo meio de nossas mais bem acabadas formulações teóricas, impondo a concretude de suas memórias de luta, de suas experiências e estratégias, enfim, de seus conhecimentos acerca das próprias condições de vida. Sob esse desafio, e inspirados pelo Programa de Memória dos Movimentos Sociais da UFRJ, construímos o MemoLutas – Vale do Submédio São Francisco. Segundo nosso entendimento, esse acervo poderá auxiliar e ampliar o alcance das demandas reclamadas pelas pessoas que compõem esses movimentos sociais, na medida em que realiza um tipo de transformação (biográfica e bibliográfica) em seus conteúdos capaz de lhes conferir reconhecimento institucional (educacional, universitário) sem capturar ou colonizar os meios autônomos pelos quais conduzem suas lutas.