Adalton Marques

Professor do Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É pesquisador do Hybris – Grupo de Estudo e Pesquisa em Relações de Poder, Conflitos e Socialidades (USP/UFSCar) e faz parte da rede NuAP – Núcleo de Antropologia da Política (Museu Nacional, UFRJ). Foi presidente da SINDUNIVASF – Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco durante o biênio 2018-2020. Pesquisa correlações entre: 1) expansão agrário-energética, formação de periferias e expansão policial-penitenciária; 2) políticas de direitos humanos, controles democráticos e segurança pública; 3) saberes e estratégias de presos, ‘comandos’ prisionais e controles penitenciários.

Delcides Marques

Professor de Antropologia na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Doutor em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).  Membro do KRISIS – Laboratório de Antropologia, Filosofia e Política. Pesquisador das seguintes intersecções : (1) política, tolerância e liberdade; (2) exegese, tradução e filologia; e (3) moralidade, pregação e missão. Participa do projeto MemoLutas com contribuições vinculadas às experiências religiosas de enfrentamento e luta por direitos no Vale do Submédio São Francisco, com destaque para: (1) teologia da libertação e Dom José Rodrigues; (2) lutas sociais protestantes; (3) dilemas de tolerância e intolerância; e (4) desafios das religiões afro-brasileiras.

Gabriel Pugliese Cardoso

Possui graduação em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2005), mestrado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) também pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor de antropologia na Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em teoria antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: política, ciência e poder.

Janedalva Pontes Gondim

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Mestre em Educação na linha de pesquisa Políticas Educacionais pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Possui especialização em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (2004) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2002). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), atuando nos cursos de Artes Visuais e no ProfSocio no qual está como vice-coordenadora na gestão 2020/2021-2023. Foi Coordenadora Institucional do Pibid/Univasf de 08/2018 à 04/2020. Coordenou o Pibid Arte 2020-2022. Principais linhas de interesse: formação de professores, currículo e docência em Artes Visuais, produção e circulação da arte.

Leonardo Milanez de Lima Leandro

Professor do Colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Doutor em Ciências – Desenvolvimento Socioambiental e Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará, com pós-doutorado em Economia Aplicada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Olinda. Líder no Núcleo de Estudos Interdisciplinares: História, Economia e Tecnologias, onde se dedica a pesquisar questões no campo da História Econômica, especialmente crédito hipotecário, formação econômica e tecnologias sociais.

Monica Aparecida Tomé Pereira

Professora do Colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Bacharela (UNESP) e mestra (UFLA) em Estatística e Doutora em Demografia (UNICAMP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Laboratório em Estatística Aplicada e Estudos Demográficos (LEAED) e coordenadora do Mestrado em Extensão Rural (PPGExR/UNIVASF). Atua nos cursos de Psicologia, Enfermagem e Engenharias. A agenda de pesquisa envolve as temáticas de: desenvolvimento regional; migração; indicadores sociais, demográficos e de melhoria das condições de vida no contexto rural, nos pequenos e médios municípios do Pólo Petrolina-PE e Juazeiro-BA.

Paulo José Pereira

Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1996), mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agropecuária) pela Universidade Federal de Lavras – UFLA (2002) e doutorado em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2012). Desde 2005 é Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF na área de Probabilidade e Estatística. Tem experiência nas áreas de Estatística e Demografia, atuando principalmente com nos seguintes temas: Análise Regressão, Análise de Sobrevivência, Estatística Experimental, Direitos das crianças e adolescentes e Adoção. Além de fazer parte o grupo de pesquisa “Laboratório de Estatística Aplicada e Estudos Demográficos – LEAED”, é professor permanenente nos Mestrados Profissionais em Matemática em Rede Nacional (Profmat) e de Extensão Rural da UNIVASF.